TIO ULI - Tio Uli e os Bonecos

Olá amigos!

O executivo que virou menino ou o menino que foi executivo?

É difícil saber quando Ulisses Spagiari deixou de ser uma coisa para virar outra,  afinal o ventríloquo e apresentador mais parece uma criança crescida de tão brincalhão.

O analista financeiro abandonou a bem sucedida carreira para se dedicar inteiramente às crianças.  Formado em Ciências Contábeis, ele trocou as planilhas, balanços e estatísticas por uma grande quantidade de bonecos que em suas mãos se transformam em divertidos personagens.
De São Paulo para Belo Horizonte, Ulisses Spagiari se transformou em “Tio Uli e os Bonecos”.  Hoje, além de visitar hospitais, orfanatos, creches e escolas, ele ainda apresenta um programa diário numa emissora de TV. Trabalhar na TV nunca fez parte de seus planos, mas quando percebeu que desta maneira poderia alcançar muitas crianças ao mesmo tempo, resolveu tentar.

O programa “Tio Uli e os Bonecos” tem feito diferença na vida de muitas crianças. Ele recebe milhares de ligações, cartas e e-mails de várias partes do País e até do exterior. São meninos e meninas, papais e mamães que se encantam com as mensagens educativas que o Tio Uli leva ao ar todos os dias. Alé de dar vida aos personagens, Ulisses é o responsável pelos roteiros dos programas em uma rotina que exige criatividade e disposição de sobra. São mensagens que falam de conceitos hoje pouco explorados na TV como obediência, respeito ao próximo, princípios de cidadania, educação, etc.

LIÇÃO DE CIDADANIA

As lições de cidadania são sempre inseridas nas histórias contadas no programa. Questões como racismo, necessidades especiais e inclusão são tratadas com muita seriedade, mas com toda a leveza e humor que pede um programa infantil. Um exemplo é o boneco Nícolas. Sobre uma cadeira de rodas, ele mostra às crianças que uma necessidade especial não é obstáculo para viver uma vida alegre e divertida.  O boneco Mateuzinho também merece destaque: com uma mensagem positiva leva esperança aos pequenininhos hospitalizados.

As crianças que assistem ao Tio Uli e os Bonecos não apenas se divertem ou se encantam com suas brincadeiras.  Elas aprendem princípios que formam o caráter e que poderão ser lembrados por toda a vida. A forma como tratar um colega da escola, a obediência aos pais, o respeito à natureza e o bom convívio em sociedade são algumas das lições ensinadas.

Além da teoria, Tio Uli mostra às crianças como cumprir esses princípios no dia a dia. Em todos os programas são exibidas reportagens que demonstram, na prática, como isso é possível. As matérias são gravadas em família, na praça, no zoológico, nas ruas e onde mais uma criança pode estar sem nenhuma dificuldade. “Não queremos fazer tudo diferente para chamar a atenção da criança. Queremos mostrar que um mundo melhor pode estar bem ali, ao lado dela e que ela, assim como toda sua família, pode contribuir enormemente para que isso aconteça”, explica Tio Uli.